Descubra porque você não tem resultados divulgando seus vídeos


Um dos principais problemas dos YouTubers (e provavelmente o seu também) é divulgar os vídeos ao máximo possível e mesmo assim não conseguir ter resultados decentes.

Vamos imaginar o processo que é mais ou menos assim:

Lá está você criando um novo vídeo para seu canal, levando alguns minutos (ou horas) para fazer a gravação e depois mais algumas horas (ou minutos) para fazer a edição.

Depois de tanto tempo seu vídeo já está pronto e você publica.

A partir daí você começa a divulgar seu vídeo nas redes sociais, em suas páginas, nos vários (e vários) grupos de divulgação no Facebook e também para seus amigos/familiares.

Algum tempo depois você vai lá dar uma olhada em quantos views seu vídeo conseguiu...

Para sua surpresa, o vídeo não passa nem dos 50 views.

Parece familiar essa pequena "história"?

Você está fazendo isso errado!

Vamos pegar um exemplo bem clássico onde acredito que pelo menos grande parte dos YouTubers (principalmente iniciantes) fazem: Divulgar os vídeos em Grupos do Facebook.


Na verdade não tem nada de errado nesse modelo de divulgação, é de fato muito poderosa desde que você use da forma correta!

O grande problema nos Grupos do Facebook além da grande quantidade de spam, é que a maioria dos membros desses grupos apenas entram para divulgar seu vídeo e saem.

Ou seja, acessam um grupo que ele é membro, divulga o conteúdo dele e vai para outro grupo fazer o mesmo procedimento.

Isso quer dizer que não adianta divulgar nesses grupos se a maioria tem apenas como objetivo fazer a divulgação dos próprios vídeos sem interagir com os outros membros.

Geralmente esses grupos tornam-se apenas para autopromoção massiva e nada mais!

Outra coisa que muitas pessoas fazem, é tentar divulgar um conteúdo que não tem nada haver com a categoria do grupo.

Por exemplo, já vi YouTubers divulgando vídeos de Gameplays em um grupo de Moda.

O que esperar disso? Resultados negativos!

Obs: Talvez o seu problema com resultados ruins também seja devido a falta de otimização correta dos seus vídeos.


Como fazer uma divulgação matadora?

Agora que você já sabe que esse tipo de divulgação massiva em grupos não funciona muito bem, aparece a grande pergunta: Então como vou divulgar meus vídeos?

Antes de mais nada, quero esclarecer aqui que você não precisa parar de divulgar em grupos, apenas divulgue em grupos certos!

Ou seja, encontre grupos relacionados ao seu conteúdo e veja se é um grupo engajado, onde os membros interagem, trocam idéias, responde dúvidas, ajuda etc.

Para te dar um exemplo, estou em alguns grupos no nicho de viagens, mais especificamente grupos sobre Brasileiros em Portugal.

Ao entrar no grupo é possível ver que desde as postagens mais recentes dos membros, sempre tem uma boa interação. Abaixo separei uma das postagens:



É fato que o post não tem muitas curtidas e também o número de comentários não parece ser tão animador assim, mas se levarmos em conta que é um grupo específico e engajado no nicho de Viagens > Portugal, vale muito a pena!

Isso porque os membros realmente estão interessados nesse assunto.

Quer outro exemplo?

Separei essa outra imagem mas dessa vez em um grupo sobre Confeitaria com alto engajamento entre os membros:



Como encontrar grupos engajados no Facebook?

Se você ainda não sabe como encontrar bons grupos relacionados ao conteúdo do seu canal ou vídeo que quer divulgar, é realmente bem simples:

Passo 1

Acesse a página Groups Discover no facebook: https://www.facebook.com/groups/?category=discover

Passo 2

Agora você já pode ver várias categorias que o Facebook já lista para você filtrando diferentes tipos de grupos. Você pode escolher uma e o Facebook irá mostrar os grupos da categoria escolhida.

Passo 3

Agora que você escolheu a categoria, você pode entrar em alguns grupos para começar a verificar se eles valem a pena sua atenção.

Separei alguns critérios que pode te ajudar:



  • O grupo tem pelo menos mil membros. De preferência grupos acima de cinco mil membros.
  • O grupo tem posts recentes (não é um grupo parado, grupo morto)
  • O grupo não é de spam (apenas posts de divulgação/autopromoção) 
  • As postagens, pelo menos a maioria, recebe uma boa interação (curtidas, comentários dos membros interagindo, etc)


Enfim, esses são alguns critérios que levo em consideração para encontrar grupos de qualidade e que vale a pena eu investir meu tempo.

Se você ver que o grupo apresenta posts como nas imagens que mostrei acima, com bom engajamento, isso é um ótimo sinal.

Divulgando seus vídeos do YouTube

A partir daí, obviamente você não irá entrar nesses grupos com alto engajamento apenas para tentar se autopromover sem ao menos participar do grupo interagindo com os outros membros.

Você pode tirar um tempo e pelo menos três vezes na semana entrar nesses grupos para curtir os posts dos membros, responder comentários, tentar ajudar, etc.

Fazendo deste modo, você terá "moral" no grupo para quando for divulgar seu vídeo/canal.

E no momento que for divulgar seu vídeo, ao invés de apenas colocar o link do vídeo e postar no grupo, faça uma pequena descrição falando sobre o conteúdo e incentivando as pessoas para assistir e inscrever-se em seu canal.

Mais uma vez, veja os exemplos acima para que você também coloque em prática e possa alcançar ótimos resultados!

Conclusão

Bom, deu para entender que ficar divulgando seu conteúdo em grupos massivos de spam, onde todos tem o mesmo interesse em comum e nem se interessam uns com os outros, é uma perda de tempo e explica o fato de você não ter resultados positivos.

Agora você pode usar sua criatividade e encontrar grupos relacionados ao nicho do seu canal ou vídeo e assim conquistar melhores resultados, fazendo da forma certa!

E se você tem mais alguma dica para acrescentar ou quer fazer qualquer outro comentário, é só comentar abaixo. ;)
Descubra porque você não tem resultados divulgando seus vídeos Descubra porque você não tem resultados divulgando seus vídeos Reviewed by Impulsionamento Digital on 16:22 Rating: 5

2 comentários

  1. Muito boas dicas! Eu sempre tento fazer isso para o resultado do meu blog e brevemente voltando com tudo com o canal é o que eu vou fazer. É muito feia a mania de autopromoção das pessoas nos grupos do facebook. Por isso a dica é realmente preciosa.

    ResponderExcluir

Instagram